Coral da 3ª Idade da UFMT: construindo o nosso canto
- coralufmt20
- 12 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Para muitos, o regente é apenas aquela pessoa que está à frente do seu grupo “balançando os braços”. No entanto, existem muitas outras responsabilidades atribuídas a ele para que o concerto aconteça, e tudo começa com a escolha do repertório, que precisa se adequar às particularidades do grupo e até mesmo à proposta do concerto. O processo de escolha e definição do repertório é uma das tarefas mais complexas para o regente. Esse post vai mostrar alguns detalhes e ajustes pensados para o Coral da 3ª Idade da UFMT, visando a inclusão desse público tão especial.

Conhecendo bem as peculiaridades do instrumento que se trabalha, no caso, o próprio coral, o regente muitas vezes não encontra um arranjo que se encaixe perfeitamente nas vozes do seu grupo, sendo necessário então realizar uma adaptação do arranjo ou até compor um arranjo próprio para o coro. Abaixo pode-se ver um exemplo de uma das formas de adaptações realizadas especialmente para o grupo do Coral da 3ª Idade da UFMT.


Essa adaptação geralmente consiste na diminuição do número de vozes que deixou de ser 4 vozes (primeira imagem) para 2 vozes (segunda imagem), além da simplificação da linha dos baixo (vozes graves) do arranjo original.
Na maioria das vezes é preservada a linha onde se encontra a melodia principal e a linha do baixo, já que, por questões harmônicas de composição e principalmente, por ser a linha masculina mais grave, as notas mais graves são de uma assimilação e aceitação melhor pelos homens do coro.

Além do fazer artístico, da técnica musical e vocal, o Coral trabalha com acessibilidade no grupo, questões geralmente esquecidas por alguns regentes deste público. A adequação ao tamanho da fonte utilizada nas partituras, tanto da letra quanto da notação musical em si, considerando que muitos idosos possuem algum tipo de dificuldade visual, é de extrema necessidade.
Para isso, a equipe do projeto Banco de Partituras do Núcleo Coral UFMT faz uma edição de partitura especial para Coral da 3ª Idade da UFMT, garantindo que todos tenham um maior conforto e facilidade para a leitura. Veja:


Nos exemplos acima, pode-se perceber a diferença do tamanho da fonte utilizada em cada partitura. Parece uma coisa bem simples, mas faz toda a diferença no conforto e no entendimento da letra e das notas musicais.

Cada grupo coral tem a suas peculiaridades, cabendo a cada maestro explorar e ajudar o seu grupo a chegar ao seu limite, sem causar traumas e desmotivações aos seus cantores. Quanto mais adaptado for o repertório ao grupo, melhor será a aceitação e motivação do mesmo no que tange o aprendizado das canções e seu desenvolvimento musical.
Pensando nisso, o Núcleo Coral UFMT trabalha para sempre incluir o máximo de cantores em seus projetos de extensão, abraçando cantores de 08 a 95 anos em seus diversos grupos corais e oportunizando aos alunos do Curso de Música da UFMT um campo de estágio e de grande aprendizado, como forma de contribuição para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O resultado final desse trabalho pode ser encontrado nas salas de ensaio que a cada dia estão mais cheias de cantores entusiasmados com a atividade do Canto Coral, e também nos diversos palcos que recebem o Núcleo Coral UFMT com nossas grandes e emocionantes apresentações.

O Coral da 3ª Idade da UFMT é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo Coral UFMT e atualmente está sob a coordenação e regência do maestro Talles Matos e da maestrina assistente, a acadêmica Layssa Morgana. Acesse agora as partituras em PDF da canção “Moreninha Cuiabana”, de Zuleica Arruda, nas versões a 4 vozes, com arranjo de Vilson Gavaldão de Oliveira, e a 2 vozes, com arranjo de Vilson Gavaldão de Oliveira e adaptação de Iasmin Medeiros.

“Moreninha Cuiabana”, de Zuleica Arruda, na versão a 4 vozes.
Arranjo: Vilson Gavaldão de Oliveira
Baixe o PDF: https://coralufmt.files.wordpress.com/2020/06/moreninha-cuiabana-moreninha-cuiabana-coral-ufmt.pdf

“Moreninha Cuiabana”, de Zuleica Arruda, versão a 2 vozes.
Arranjo: Vilson Gavaldão de Oliveira Adaptação: Iasmin Medeiros
Comments