top of page

Arranjo e Composição para Coro: o processo de criação , de Maurício Detoni

  • coralufmt20
  • 29 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Arranjo e Composição para Coro: o processo de criação da canção “Bendito Santo Negro”, de Maurício Detoni





O repertório realizado por um coro sempre se dá a partir de uma composição escrita originalmente para coral ou de um arranjo coral, em que uma canção escrita para uma outra formação – voz e banda, por exemplo – recebe uma outra roupagem, levando em consideração as características específicas de um grupo coral.

Nesse sentido, o post de hoje mostra um pouco de como se dá o processo de composição e arranjo para coro, sob a perspectiva de Maurício Detoni.

Maurício Detoni é cantor, regente de coro, compositor e arranjador, natural de Cuiabá-MT, que hoje mora em São Paulo. É graduado em Música Popular Brasileira pela UNIRIO e Especialista em Música Brasileira pela UFMT.

Entre seus diversos trabalhos, em Cuiabá atuou como servidor Músico-Cantor do Coral UFMT e regente do Coral do 1/2 dia da UFMT. No Rio de Janeiro, trabalhou como regente e diretor artístico de diversos grupos corais, foi cantor do grupo vocal Garganta Profunda, Bebossa Kids e 4 Cantus. Trabalhou ainda como preparador vocal, ator e arranjador de diversos espetáculos musicais. Hoje reside na cidade de São Paulo, onde atua como regente de dois grupos corais.

Ouçam o vídeo que o Maurício gravou para a gente, em que fala um pouco de sua trajetória:

Composição e Arranjo para coro com o Maurício Detoni - parte 1

Uma de suas composições para coro é a canção Bendito Santo Negro, escrita para coro a 4 vozes – soprano, contralto, tenor e baixo, onde letra e música são de autoria de Maurício Detoni.

Veja aqui a partitura do Bendito Santo Negro, numa edição feita pela equipe do Coral UFMT, que é utilizada por todos os coralistas ao aprenderem a canção.





Sempre que começamos a aprender uma nova canção, sempre conversamos sobre ela, sobre o texto, sobre o compositor, e olha que legal o que o próprio autor falou sobre o Bendito Santo Negro, uma prece, uma homenagem à São Benedito.

Composição e Arranjo para coro com o Maurício Detoni - parte 2


E, como exemplo da canção, veja e ouça a gravação da mesma canção, interpretada por dois coros diferentes.

A primeira, é uma gravação do Coral Amigos do São Vicente, um grupo do Rio de Janeiro. A gravação é de 2010, fez parte do espetáculo chamado d’África, que teve a direção musical de Danilo Frederico e regência de Malu Cooper.

Bendito Santo Negro

Autor: Maurício Detoni Coral Amigos do São Vicente Regência: Malu Cooper

A segunda, é do Coral UFMT, de 2019, e fez parte do espetáculo “Claro Canto Cuiabá”, que contou com a direção cênica e musical de Maurício Detoni e direção artística de Dorit Kolling.

Hino do Senhor Divino do Espírito / Bendito Santo Negro

João Marinho da Fonseca e Joãozinho do Cavaco / Maurício Detoni Coral UFMT

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Coral UFMT em pauta:

© 2023 por Coral UFMT. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page