NÚCLEO CORAL UFMT
TEMPORADA 2020 - 40 ANOS


CORAL UFMT
​
Ensaios: Seg. à Qui., das 18h às 20h
Vagas 2021: inscrições abertas
​
​
História
​
O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso - Coral UFMT desenvolve, há 39 anos, um trabalho musical voltado aos estudantes de diversos cursos da universidade, professores, servidores e comunidade em geral. Com um repertório variado - que abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além de peças sinfônicas - o Coral UFMT divulga seu trabalho muito além dos muros da universidade e das fronteiras mato-grossenses.
​
Desde que foi criado, em 29 de abril de 1980 pelo então reitor Gabriel Novis Neves e vice-reitor Benedito Pedro Dorileo, o Coral UFMT já realizou concertos no Uruguai, no Paraguai e na Argentina. Em outubro de 2018, o Coral viajou ao Panamá para participar do 30º CantaPueblo. No Brasil, foram centenas de apresentações por Mato Grosso e outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também realizou inúmeras apresentações e concertos em Cuiabá e em diversas cidades do interior do estado, além de ter organizado os 1º, 2º e 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá (1998, 2000 e 2005) e o Encontro de Coros na UFMT (2002).
Em seu currículo, destaca-se também a participação na primeira ópera produzida no estado (“A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart) juntamente com a Orquestra Sinfônica da UFMT, além de outras obras como “Nanie”, de Brahms; “Pavane”, de Fauré; “Missa da Coroação”, de Mozart; “Terras de Manirema”, de Ronaldo Miranda, além de cantatas e oratórios de natal.
​
Ao longo de mais de três décadas, foi responsável por proporcionar à sociedade mato-grossense inúmeros espetáculos temáticos, conjugando música e cena, como nos shows “Misa Criolla”, “Procura-se um Coração”, “Quadros de uma Exposição Brasileira”, “Brasil, Música Armada”, “Os Festivais”, “Alguém Cantando” e “Coral UFMT Canta Chico”, “Coral UFMT Canta Beatles” e “Claro Canto Cuiabá” - um concerto em homenagem aos 300 anos de Cuiabá.
O Coral UFMT, que já esteve sob a regência de Peter Ens e Vilson Gavaldao de Oliveira, hoje, está sob a supervisão de Naise Santana, tendo como preparador vocal André Vilani. Desde agosto de 1989, está sob Direção Artística e Regência da maestrina Dorit Kolling.